Resenha Cervejeira: Cusqueña Golden Lager

27 de abril de 2020 5 Por blogmundodacerveja

Por: Pedro Freitas

 

Olá galera cervejeira, tudo bem com vocês?

Bora falar de uma cerveja importada do Peru!! Hoje é dia de falar da Cusqueña, uma Golden Lager puro malte que tive o prazer de conhecer graças ao meu amigo Renato do IG @naondadomalte, e que também tem uma loja que vende ótimas cervejas.

A história da cerveja Cusqueña começou no dia 1 de outubro de 1908 quando Ernesto Günther e um grupo de homens empreendedores fundou, na cidade de Cusco, a Cervejaria Alemana, que lançou a Cerveja Cusqueña. A nova bebida foi bem aceita pelos consumidores. Em 1939 a Cervejaria Alemana trocou de nome e passou a se chamar “Compañía Cervecera del Sur” (Cervesur), incrementou sua produção e com ela ganhou a preferência do público consumidor. Em 1995 a Cerveja Cusqueña, que somente era comercializada no sul do Perú, e em pequenas quantidades em bares e restaurantes finos de Lima, foi lançada na capital peruana com o nome de “Cusqueña Premium”. Foi modificado o desenho da etiqueta, conservando as características mais importantes da anterior, mas com traços mais elegantes.No ano de 2000 a “Compañía Cervecera del Sur” passou a fazer parte do Grupo Backus, com o qual se consolidou ao ponto de conevrtê-la em uma companhia capaz de competir no mercado globalizado.

A Cusqueña Golden Lager é uma cerveja de coloração dourada, com espuma de média formação e duração, dissipando rapidamente. No aroma, temos a presença dos maltes utilizados em sua receita de forma suave, e no seu sabor, temos um amargor um pouco diferente das outras Lagers que encontramos por aqui, um pouco mais potente. Um fato que achei interessante é que ela bem gelada tinha um sabor mais amargo, porém, conforme a cerveja foi esquentando, o sabor começou a ficar mais adocicado, particularmente prefiro ela mais gelada e mais amarga. 

Opinião do BMdC sobre a Cusqueña Golden Lager: Uma cerveja de corpo muito leve, com alta drinkability que será muito bem recebida pela galera que gosta muito de beber as tradicionais Lagers do mercado. Cerveja para se fazer bonito num churrasco com os amigos, imagino que ela combine muito bem com uma boa carne assada.

A cerveja Cusqueña é encontrada em diversos pontos de venda como o Pão de Açúcar, Sams Club e também no www.naondadomalte.com.br. Você que está lendo esse post, já bebeu a cerveja Cusqueña? O que achou dela, gostou ou não gostou? Conta aqui no final do post.

Saúde galera cervejeira, bora beber!